Wednesday, November 22, 2006

Mais sobre aqui

Sobre este pais estranho!

Tenho viajado por ai e por acola, nao muito longe porque o dinheiro (mais bem, a falta dele) nao me permite. Fui visitar o castelo de Osaka, bastante conhecido de algumas imagens do Japao, mas que so por fora vale a pena. Por dentro, parece tirado do Star Wars e tem alta tecnologia, com elevador e tudo. Tem 8 andares e 7 deles funcionam como museu. O oitavo e um miradouro donde podemos ver toda Osaka. Osaka e como Tokyo, mas mais pequena, cheia de gente e muito modernizada. Nao tem mais nada para ver, e um bom sitio para fazer compras, va...

Estava para ir ate Hiroshima, mas so podia ir de carro e, sinceramente, nao tenho muita confianca nestes japoneses a conduzir... Para alem de que ia tomar 4 horas para chegar la e mais 4 para voltar para Kyoto. Preferi ficar pela "minha" cidade e ir visitar coisas que ainda nao tinha visitado. Fui ate ao castelo de Nijo que e muito bonito, principalmente por dentro. As paredes de cada sala sao pintadas com desenhos diferentes e, muitas vezes, a ouro. Outra coisa a destacar e o chao que chia a cada passo que damos. A explicacao que ouvi foi que era para, na epoca dos samurai, se ouvir qualquer ninja ou afins que entrassem no castelo, a fim de assassinar o shogun.

No Domingo, chegou aqui uma amiga minha de Tokyo, que tinha conhecido em Coimbra, a Saki. Ficou em minha casa e temos feito muitas coisas juntas. Hoje vamos ate ao karaoke, como nao podia deixar de ser, com todos os japoneses que falam portugues que conhecemos e com o Manuel, o unico portugues que ha aqui (para alem de mim, claro). Assim que puder, deixo-vos fotografias. Nao e facil sem PC em casa...

Daqui a pouco e Natal e vai ser muito dificil para mim, mas nao me sinto deslocada aqui... A razao? Ha decoracoes e musicas de Natal desde o inicio de Novembro por todo o lado! Os japoneses sao, naturalmente, budistas ou xintoistas, pelo que o Natal nao deveria existir aqui, nem ser celebrado. So que eles adoram as decoracoes e toda a parte comercial e materialista do Natal, por isso poem arvores e enfeites originais em todo o lado. O dia de Natal aqui e para os namorados irem jantar fora ou fazermos festa com os amigos. Em contrapartida, o Ano Novo e o mais importante do ano, que passam com a familia para dar boa sorte para o ano que entra.

Na altura do Natal, provavelmente, estarei em Tokyo. Vou passar um Ano Novo tipico japones, a convite de outra amiga de Tokyo, a Yukiko. Ate la, tentarei por aqui mais fotos. Passem bem!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ola Rita! Exactamente, o castelo de Nijo foi criado pelo "shogun" Tokugawa Ieyasu (1543-1616), e simbolizava o poder e riqueza do recentemente fundado xogunato com base em Edo. Iemitsu, neto de Ieyasu, contratou os melhores pintores da Escola Kano para as salas de recepçao, preparando-se para uma visita imperial. E como referiste o chao foi feito para emitir um som semelhante ao do rouxinol para evitar possiveis intrusos... Bjs*

2:47 AM  

Post a Comment

<< Home