Monday, April 04, 2005

Sobre a pirataria

Já me "estava a comer" um certo artigo que li na PCGuia deste mês sobre a pirataria e os hackers pelo mundo fora, mas focava bastante o caso português. Podia-se ler inclusive uma entrevista sobre o assunto a um director de impostos ou qualquer coisa assim.

Bem, pessoalmente não acredito que haja alguém no mundo que nunca tenha gravado um CD de um original ou feito o download de programas, músicas ou filmes. Senão, porque é que venderiam os gravadores de CD's e DVD's? Acho que é a maneira mais fácil de termos acesso (e estou a falar do nosso país, unicamente) a certas coisas que de outra maneira não chegariam cá, ou chegariam 5 mil anos depois dos outros países todos, ou coisas demasiado caras para os bolsos portugueses (tremendamente vazios). A pirataria não é uma coisas de louvar, visto que os autores de qualquer coisa pirateada perdem demasiado com isso - e, de facto, não é bonito alguém trabalhar para ganhar o seu pão e perder metade dos lucros que podia ter feito devido aos downloads.

No entanto, algo na entrevista àquele senhor me fez dizer de mim para mim "Afinal a pirataria compensa..." Isto porque o senhor (e peço muita desculpa de não ter aqui o nome dele) disse que perdem MILHÕES em IVA e IRC devido à pirataria. De resto, foi o ponto que ele mais salientou. Por isso é que eu digo que acho bem que se "pirateie" (com moderação) para ver os senhores feudais a perderem os seus euritos nos impostos. Claro que depois eles vão buscar o que perdem a outro lado, saindo de qualquer maneira dos nossos bolsos, mas...

Finalizando, queria salientar o facto de eu achar que os hackers são génios imcompreendidos. Admiro bastante todo o trabalho que eles fazem e quem me dera um dia perceber 1/4 do que eles sabem de programação e códigos. Afinal, não é qualquer um que entra nos servidores da companhia do Half Life 2 e rouba o primeiro projecto do jogo, ainda inacabado. Eh eh eh...!

Yuuh

0 Comments:

Post a Comment

<< Home